segunda-feira, 28 de maio de 2012

A importância do outro em nossa vida


Vidas Secas é um livro cheio de temas e ensinamentos, porém o que mais me marcou nele foi a necessidade que o ser humano tem do outro. Porque eu sempre quis muito ser sozinha, num futuro próximo morar sozinha, fazer tudo sozinha e ser feliz do meu jeito. Eu queria amores mas não queria um amado, nem uma amiga sequer para viver comigo. 
Mas com o tempo eu fui percebendo que a vida sozinha traz uma solidão que começa a incomodar em certo momento... Todos precisamos daqueles "comigo mesmo", mas são momentos e não uma vida.
Na história Fabiano está com a esposa Sinhá Vitória e os dois filhos pequenos fujindo da seca. Eles vivem de lugares em lugares buscando melhores condições de vida e não é fácil. Mas em todo o decorrer da história vemos o importante papel de Vitória, pois ela era quem tinha as palavras de novo ânimo, as palavras e as ações dela que levantavam Fabiano quando este estava mal. 
A conversa os ajuda a alimentar a esperança de que vão reconstruir a vida. Quando Fabiano diz não ter certeza de que encontrarão um lugar melhor, Vitória lhe dá forças, ela não abre mão de pensar em uma vida melhor. Fabiano e Vitória apoiam-se um no outro e conseguem retirar do mais profundo de si, um poder de imaginar, sonhar, ver o belo no caos para no futuro poderem realizar. Poder imaginar que algo bom nos espera, nos da forças para prosseguir. Essa força interna que nos faz buscar lembranças de acontecimentos bons passados e imaginar que por mais que esteja o presente difícil, o futuro será melhor. 
É importante ter alguém ao nosso lado, ninguém vai sempre suportar TUDO sozinho, por mais auto suficientes que sejamos todos nós precisamos de uma Vitória em nossa vida. Um amigo, um irmão, uma namorada, pai, mãe, enfim você saberá que é a sua Vitória...

Um comentário:

  1. É sempre bom ter a companhia de uma Vitória, pois ela te apoia, te ajuda, te dá um ânimo a mais .-.

    Natielli *-*

    ResponderExcluir