quinta-feira, 31 de maio de 2012

"A questão mais aflitiva para um espírito no além é a consciência do tempo perdido."
Chico Xavier



Essa frase me lembra Um Conto De Natal, de Charles Dickens. Mais especificamente me lembra o personagem Sr. Scrooge, um homem ensimesmado que pensa fazer sempre o suficiente, rodeado de pessoas abertas para a vida, porém ele não vê a necessidade de ser como elas e vive fechado para relações. Scrooge recebe visitas de pessoas que tentam mostrar-lhe como é bela a vida quando se faz parte de algo, quando faz o bem às pessoas. Porém o que mais me marcou foi a visita do falecido amigo Marley, que era muito parecido com Scrooge em vida e que o contatou através do sonho.


Quando Scrooge pergunta-lhe por que veio visitá-lo, Marley responde:

- Exige-se de todo homem que o espírito dele visite seus semelhantes, viajando a lugares distantes. Mas se ele não fizer isso equanto estiver vivo, terá de fazer depois da morte. É obrigado a vagar pelo mundo e a ver acontecimentos dos quais não pode mais participar, mas deveria ter participado quando ainda estava na Terra, transformando-os em felicidade.

Scrooge tinha construído uma corrente fechando-se em si e percebera que teria o mesmo futuro de Marley. Mas vendo a verdade nas palavras do amigo, viu seu passado, presente e como seria o futuro se continuasse a agir de tal forma. Sentiu-se feliz quando acordou e percebeu que tudo não passara de um sonho e ainda havia tempo de mudar. Scrooge nem se importou com o que as pessoas pensariam de sua mudança, pois tornara-se sábio, seu coração transbordava de felicidade. Desde aquele dia passou a viver sob o princípio da generosidade, fazendo o melhor a si mesmo e aos outros. Ele abriu seu coração para a vida.



O que aprendemos com esses dois personagens, além de que temos que fazer sempre o nosso melhor enquanto estamos vivos para isso, é que por vezes também não sabemos que existe algo de errado em nós, mas o amigo está ali para nomear o problema e nos mostrar o caminho. Mais uma vez a importância do outro em nossa vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário